14.6.05

IV Festa da Espeleo

Cerca de 30 espeleólogos estiveram reunidos na IV Festa da Espeleo, em Abiúl (Pombal)

A organização, a cargo do GPS, não podia ter sido melhor.

Num moínho de água restaurado e no meio do calcário, durante 3 dias, respirou-se Espeleologia em pleno maciço de Sicó-Alvaiázere.

Aliou-se a troca de experiências, ao estreitamento de laços e a novas descobertas, num ambiente puramente saudável...

O Abismo de Sicó, recentemente descoberto, passou neste Sábado a ser o mais profundo deste maciço. Deve ter sido um "pequeno presentinho dos Deuses" para a motivação de mais festas e intercâmbios de espeleólogos de várias associações.

A iniciativa é louvavel e tenho a certeza que voltamos enriquecidos!

À organização, o meu sincero Obrigada!


Abismo de Sicó - Sábado, 11 de Junho de 2005
"Inicia-se com uma vertical directa de 85 metros, uma das maiores do país e, seguramente, a maior do Maciço Calcário Condeixa-Sicó-Alvaiázere. Até aos 75 metros de profundidade o poço é estreito, com um diâmetro muito constante de cerca de metro e meio, a contrastar com a belíssima sala, bastante concrecionada, que surge logo aos 10 metros de profundidade. O final do poço é uma outra sala, mais ampla, com 10 metros de altura, 8 de comprimento e 3 de largura. Do lado oposto à descida, por cima de um compacto manto estalagmítico, surge um novo poço, completamente envolvido em calcite sobre as mais variadas formas, e com cerca de 6 metros de desnível."

"A esta cota, 88 metros de profundidade, uma leve e fácil desobstrução tornou possível o acesso ao topo de uma diaclase. A sua rápida medição confirmou mais de 20 metros de profundidade e sérias possibilidades de continuação."

"Contas feitas, estamos perante o maior algar do Maciço Calcário Condeixa-Sicó-Alvaiázere e, pela primeira vez neste maciço, é descoberto um algar com mais de 100 metros de profundidade." (Miguel Pessoa)

Equipa de exploração:
(Ricardo Carvalho - GPS / Miguel Pessoa - NEC / Frederico Regala - AESDA)

2 comments:

Anonymous said...

Venha a próxima...

Anonymous said...

Qd é? Tb quero ir!!!!!!!!

LN