30.6.09

Noite Europeia dos Morcegos na Quinta da Regaleira

(via Morceguismos)

No passado dia 20 de Junho comemorou-se mais uma Noite Europeia dos Morcegos na Quinta da Regaleira. Organizada pela Fundação Cultursinta, Federação Portuguesa de Espeleologia e Associação de Espeleólogos de Sintra (AES), esta foi uma iniciativa muito participada.

A AES tem desenvolvido, na Quinta da Regaleira, projectos do maior interesse para a conservação de morcegos. Actualmente este espaço conta com a maior colónia de criação de Rhinolophus hipposideros (Morcego-de-ferradura-pequeno), o que só foi possível graças à dedicação e ao trabalho continuado da AES, numa feliz parceria com a Cultursintra. No âmbito deste projecto as condições do abrigo foram melhoradas, quer pela climatização quer pela instalação de estruturas, o que permitiu que a colónia se fixasse. Inicialmente pensou-se que esta colónia se tivesse deslocado de Monserrate, mas a verdade é que a colónia de Monserrate continua a existir, o que significa que houve um incremento significativo do efectivo local desta espécie.

Para além das condições criadas, foram instaladas câmaras e estações de medição de temperatura, humidade e luminosidade, parâmetros que são monitorizados 24 horas por dia. Esta monitorização continua é do maior interesse científico, sendo que a AES está receptível ao envolvimento de pessoas que estejam interessadas em utilizar esta informação para desenvolverem trabalhos científicos que contribuam para o maior conhecimento das necessidades das espécies. Com este objectivo a AES está a equacionar a possibilidade de disponibilizar toda a informação em tempo real, através da web.

Porque a Quinta da Regaleira é um local de interesse patrimonial e arquitectónico, têm surgido conflitos legítimos entre os interesses patrimoniais e de conservação dos morcegos, mas a relação salutar entre as partes envolvidas permitiu encontrar uma solução de ganho mutuo, numa demonstração exemplar de comunicação entre os diferentes interesses. Desta forma a AES está a criar um novo morcegário (ver fotografia), a cerca de 50 metros do local onde se encontra actualmente a colónia, utilizando para isso todo o conhecimento adquirido. No mesmo edifício pretende-se instalar um Centro de Recuperação de Morcegos que irá receber morcegos em recobro, depois de passarem pelo novo hospital veterinário municipal de Sintra, numa parceria com esta instituição. Este hospital irá realizar necrópsias, para além das intervenções médicas, uma componente de extrema importância, pois permitirá aumentar a compreensão sobre fenómenos de mortalidade até então desconhecidos.

Todos estes projectos foram apresentados durante a tarde de 20 de Junho, e ao início da noite foi possível ver os indivíduos da colónia de criação a abandonarem os abrigos para mais uma noite de caça. O grupo seguiu então para um passeio pela Quinta da Regaleira, munidos de detectores de ultra-sons e acompanhados de especialistas, ficaram a conhecer um pouco mais sobre as espécies presentes, e tiveram ainda oportunidade de conhecer os subterrâneos labirínticos da Quinta da Regaleira.

O Morceguismos aplaude o sucesso da iniciativa e dá os parabéns a todas as entidades envolvidas e em particular ao Gabriel Mendes por ter representado estas espécies tão desconhecidas e incompreendidas pelo público em geral. Ficam também os parabéns a todos os que se disponibilizaram para acompanhar o grupo com os detectores de ulta-sons (Ana, Hugo, Maria João, Pedro e Sofia).

Por último deixo duas notícias, publicadas no semanário Sol e Expresso, sobre este assunto. Aqui e aqui!
Novo Morcegário e Centro de Recuperação

No comments: