30º CBE – XXX Congresso Brasileiro de Espeleologia CBE
09 e 12 de julho de 2009
Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais
Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais
Um evento que além de um tema pertinente, será realizado em uma região de grande potencial espelelológico; estaremos comemorando os 40 anos de história da SBE, entidade representante da espeleologia nacional e que vem ativamente contribuindo pelo crescimento da espeleologia brasileira, outra importante comemoração são os 20 anos do EPL – Espeleogrupo Peter Lund, que é responsável pelo ascendente da espeleologia local e regional.
O evento conta com apoio dos grupos de de espeleologia da região: Espeleogrupo Peter Lund (EPL); Grupo Universitário de Estudos Científicos e Espeleológicos (GRUCAV); Espeleogrupo de Brasília de Minas (EBM), Espeleogrupo Vale do Peruaçu (EVP); Grupo de Espeleologia e Estudos Orientados de Januária (GEO); e Espeleogrupo de São João das Missões (STONE).
Montes Claros sediou, em 1993, o XXII CBE e com isso deflagrou um movimento que culminou com a criação de diversos grupos de espeleologia, realização de cursos e outros eventos regionais, como o XXVII CBE em 2003.
Com a ocorrência do 30º CBE na cidade, a expectativa é de fortalecimento dos grupos já existentes, difusão da espeleologia e fomento da produção científica relacionada ao tema, nas diversas instituições de ensino superior da região.
O maior objetivo deste evento é envolver os grupos do Norte de Minas na organização do Congresso para que, a partir daí, possam desenvolver outros trabalhos conjuntos, fortalecendo assim a espeleologia nacional. “Nossa vontade é transformar esse fato em um projeto maior de unificação de toda a sociedade espeleológica nacional” – diz Ronaldo Lucrécio Sarmento, presidente da Comissão Organizadora deste congresso.
Além do tema principal, Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais, o 30º CBE terá outros três eixos temáticos que serão trabalhados em mesas redondas: Unidades de conservação em áreas cársticas, manejo e uso publico; A Escola Brasileira de Espeleologia; e Legislação espeleológica.
Dentre o enorme potencial espeleológico da região destacam-se o já afamado Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a Lapa Sem Fim, maior caverna do Estado e o recém-criado Parque Estadual da Lapa Grande, para os quais estão previstas visitas técnicas durante o evento.
Mais informações: SBE
No comments:
Post a Comment