22.1.09

Instituto do Carste




"O Instituto do Carste pretende ser uma organização voltada para estudos técnicos e científicos em cavernas brasileiras. Diferentemente dos grupos espeleológicos, que em geral tem sua área de atuação majoritariamente voltada para exploração e mapeamento, o IC visa ser uma plataforma para projetos científicos na área do carste. O interessado terá o direito de propor projetos e, caso aprovado, poderá usufruir da estrutura e currículo do IC, gerenciando os recursos do mesmo dentro das normas do IC.

A idéia do IC é antiga e começou a ser fomentada em 2004. A fundação deu-se há mais de ano, em dezembro de 2007. Em 2008 foram realizadas atividades importantes, como publicação de artigos científicos e o lançamento do programa "Jornadas Carste" com a vinda do pesquisador ucraniano Alexander Klimchouk.

Naveguem pelo site. Temos hoje 27 projetos por parte de 14 pesquisadores, um número ainda pequeno do que pretendemos ter no futuro. Temos também 3 programas. Além do Jornadas Carste (cuja versão 2009 já está em fase de preparação, com a vinda de outros pesquisadores estrangeiros), temos também o "Fundo de Incentivo ao Jovem Espeleólogo" que deverá ter uma chamada em breve e o "Divulgando a Espeleologia para as Comunidades do Carste", uma idéia que promete levar um pouco da espeleo para a carente comunidade que vive no entorno das grutas. O site ainda está em gestação e muito mais deverá ser inserido em breve. Notícias sobre os projetos serão constantemente veiculadas, permitindo que se acompanhe a evolução dos mesmos.

Visitem o nosso site em www.institutodocarste.org.br e sejam bem vindos.

Augusto Auler"

No comments: