15.9.08

Os Morcegos dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira

"Os Açores e a Madeira, arquipélagos vulcânicos localizados no oceano Atlântico, constituem grande parte da região biogeográfica da Macaronésia. Em grande parte devido ao seu isolamento estas ilhas são ecologicamente únicas, mas muito do seu património natural tem vindo a ser destruído ou está ameaçado. Os morcegos são os únicos mamíferos terrestres nativos de ambos os arquipélagos.

Com o objectivo de actualizar os conhecimentos sobre o estatuto das espécies de morcegos destes arquipélagos, os morcegos foram monitorizados em praticamente todas as principais ilhas usando detectores de ultra-sons e prospecção de abrigos.

Foram observadas duas espécies nos Açores: Nyctalus azoreum, e Pipistrellus sp. (provavelmente P. maderensis, mas o estatuto taxonómico das populações de Pipistrellus nos Açores é ainda pouco clara). N. azoreum está presente em sete das nove ilhas e é relativamente comum na maioria delas, enquanto que Pipistrellus sp. é raro nas três pequenas ilhas onde está presente (Santa Maria, Flores e Corvo). As duas espécies coexistem apenas na ilha de Santa Maria.

Foram registadas três espécies na Madeira: P. maderensis, espécie endémica da Macaronésia, Nyctalus leisleri verrucosus, subspécie endémica da Madeira, e Plecotus austriacus. Na ilha da Madeira as duas primeiras espécies são relativamente comuns mas a situação de P. austriacus é menos clara. Na ilha de Porto Santo apenas se confirmou a presença de P. maderensis, e mesmo esta espécie é muito rara.

A conservação destas espécies de morcegos, mesmo as mais abundantes, carece de alguma preocupação devido ao tamanho relativamente pequeno das suas populações insulares, isoladas numa área de distribuição muito reduzida. Para além disso, algumas ilhas têm populações muito pequenas que estão extremamente ameaçadas.
A destruição de abrigos, a expansão da vegetação exótica, o uso inadequado de pesticidas, e alterações ao sistema de iluminação pública estão entre as mais flagrantes ameaças a estas populações."

in: Rainho A., Marques J.T., Salgueiro P. & Palmeirim J.M. 2004. Os morcegos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira: Estatuto e uso do habitat.


Pdf disponível para download
Consulte também o interessante Blog sobre Morcegos: http://morceguismos.blogspot.com/

No comments: