4.10.07

Espeleo-Arcanjo 2007

"Entre os dias 13 e 16 de Setembro último, uma equipa de espeleólogos integrando os "Amigos dos Açores" e "Os Montanheiros" esteve a explorar as cavidades vulcânicas da ilha de São Miguel, no âmbito das actividades programadas para 2007 de ambas as associações e, igualmente, no âmbito do plano de actividades do GESPEA – Grupo para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores, apoiado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

A campanha "Espeleo-Arcanjo 2007" incluiu a determinação de coordenadas GPS das aberturas de diferentes grutas e algares vulcânicos existentes na Ilha de São Miguel, a recolha de dados geológicos e biológicos e a visita a locais onde é reportada a existência de cavidades, ainda não explorados.
De entre os resultados obtidos destaca-se a cartografia, pela primeira vez, de uma secção da Gruta do Carvão (troço do Paim) localizada para Norte da 2ª Circular a Ponta Delgada, aonde se acede por passagem difícil, estreita e após rastejo. Deste modo, foi possível cartografar cerca de 130 novos metros da gruta, prolongando-a para Norte da Rua da Saúde, nos Arrifes e "aumentando" o comprimento do túnel principal do troço do Paim da Gruta do Carvão para uma extensão total de cerca de 690 metros.
Durante esta campanha, os membros dos "Amigos dos Açores", de "Os Montanheiros" e do GESPEA, visitaram igualmente os Arrifes, de modo a vistoriarem locais usualmente referidos (nomeadamente em documentos históricos e testemunhos oculares) como dando passagem a cavidades vulcânicas naturais existentes no subsolo.
Neste contexto, os "Amigos dos Açores" apelam a todas as pessoas e entidades, em especial na freguesia dos Arrifes, que possuam informações, documentos, fotos ou outros dados concretos sobre a existência da gruta, ou de aberturas, nos seus terrenos ou zonas vizinhas, para que contactem a Associação através de telefone, fax ou correio electrónico, na medida em que tais informações são muito importantes para o mapeamento da cavidade e um melhor conhecimento do traçado deste Monumento Natural Regional na malha urbana da cidade de Ponta Delgada e freguesias limítrofes. "
Text from: AzoresDigital

No comments: