22.1.07

Recorde mundial de profundidade em rocha quartzítica


"Pesquisadores da SBE e da ONG estabelecem um novo recorde sul-americano de profundidade em caverna e recorde mundial em rocha quartzítica, durante expedição ao interior da Amazônia.
A descoberta do Abismo Guy Collet (AM-3), como foi batizado pelos exploradores da expedição ítalo-brasileira, com seus 670,6 metros de desnível foi divulgada em dezembro passado no periódico InformAtivo SBE nº92 e registrada no Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil (CNC).

A EXPEDIÇÃO
Apos três anos de pesquisas e reconhecimentos de alguns dos territórios de mais difícil acesso do globo e com um planejamento detalhado, a Expedição Amazonas 2006: Terra Misteriosa foi realizada em 30 dias entre julho e agosto de 2006.
Uma verdadeira aventura pela região de Barcelos na Amazônia brasileira. Foram 4 dias trocando de embarcação e navegando por mais de 300 km de labirínticos verdes numa lenta progressão por pequenos rios cheios de arvores tombada, obrigando a equipe a descer e empurrar as embarcações muitas vezes, além de 3 dias de percurso a pé, abrindo caminho por regiões inexploradas e montando acampamentos, isso sem falar no calor e umidade elevada, insetos e possibilidade de ataque por animais selvagens. Akakor Geographical Exploring recomendações para expedições estrangeiras no Brasil.

A REGIÃO
A exploração concentrou-se na serra do Aracá, noroeste do estado do Amazonas, altiplano constituído de rochas quartzíticas na fronteira com a Venezuela, região conhecida como tepuys brasileiros, assim denominados por apresentarem a característica feição morfológica com aparência de mesa ou tepuy na língua indígena Macuxi. A área estudada dentro da Serra do Aracá, constitui um exemplo típico de montanha tabular muito semelhante ao Monte Roraima e principalmente ao Pico da Neblina, com rochas silicoclásticas como quartzitos, ortoquartzitos e quartzo-arenitos de granulometria média a fina. Com a grande heterogeneidade das rochas presentes o grau de erosão é bem alto, mas a região também é interessante pelos processos de dissolução encontrados nas cavidades.
(...)"
Full article: SBE noticias

No comments: