3.11.06

SBE Comemora 37 Anos


dia 1º de Novembro de 2006, a SBE completa seu 37º Aniversário, e a melhor notícia, que nos permite celebrar com alegria esta data tão especial, é ver que a chama aumenta seu brilho a cada dia, a cada mês, a cada aniversário.
Aqueles que acompanham de perto o dia-a-dia da SBE podem confirmar como tem sido progressivo o aumento do trabalho administrativo. Telefonemas, mensagens, solicitações das mais variadas e visitas pessoais que chegam diariamente à sede em Campinas-SP dão conta de que a espeleologia, aos poucos, vai deixando de ser assunto apenas de interesse de seus adeptos e praticantes diretos.
Seja no atendimento a reivindicações, denúncias contra nosso patrimônio espeleológico, cursos, expedições, palestras, sugestões de pauta para as reuniões, enfim, a SBE procura atender a todos, pois essa é sua missão. Colocar sua estrutura, sua riqueza histórica e sua experiência a serviço da espeleologia brasileira, quer seja para um experimentado pesquisador, quer seja para um aluno do ensino básico.
Foi com esse intuito que a SBE nasceu, e é exatamente nessa ideologia que a Diretoria atual fundamenta seus trabalhos, cuja aceitação, respeito e reconhecimento recebidos nos estimulam a seguir em frente nesse rumo.
Dando uma pincelada rápida nesses 37 anos de existência, nos deparamos com um currículo cuja grandeza chega a nos assustar. Vinte e oito Congressos de Espeleologia realizados, outros dois promovidos pela FEALC-Federação Espeleológica da América Latina e Caribe e um internacional promovido pela UIS-União Internacional de Espeleologia, o Speleo Brazil 2001. Este último reuniu representantes de 45 países em Brasília, numa semana em que nossa capital se transformou no centro da espeleologia mundial. Centenas de outras atividades e eventos tiveram a chancela da SBE ao longo dessas quase quatro décadas, e muita coisa está programada, muitos projetos estão em andamento, dando conta de que o futuro não será menos brilhante que o passado.
No campo institucional, a SBE tem representantes em diversos órgãos e comissões governamentais; foi a idealizadora do CECAV-Centro Nacional de Estudos,Proteção e Manejo de Cavernas, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente; através da SBE, o Brasil é membro ativo e fundador da FEALC e membro ativo da UIS. Com esse longo histórico somado à participação direta nas Diretorias dessas entidades há muitos anos, a SBE segue gozando de grande respeito e reconhecimento da espeleologia internacional. Os diversos convênios e intercâmbios mantidos com entidades espeleológicas de diversos países confirmam esse relacionamento estreito, maduro e amigo.
Em sua estrutura, temos o Cadastro de Cavernas, o CNC Brasil, iniciado em 1971 e hoje com mais de 4.200 cavernas cadastradas; o site www.sbe.com.br mantém uma média de mais de 13 mil acessos RSBE SBE Notícias Boletím Eletrônico da Sociedade Brasileira de Espeleologia 1 t s No ícia Edição Especial mensais diretos; A Biblioteca Guy Collet, mantida em sua sede, possui o maior acervode livros, periódicos, vídeos e mapas sobre espeleologia, aberto ao público no Brasil.
Manter em dia esse nome e essa estrutura não é tarefa pouca, muito menos fácil. A dificuldade maior continua sendo a questão financeira. O valor das anuidades não é suficiente para manter seu funcionamento adequado, cujo aumento da demanda de serviços requer um aprimoramento
imediato da estrutura administrativa. Para isso, a Diretoria atual segue buscando outras fontes de recursos para que a SBE possa, cada vez mais, cumprir sua missão de servir os sócios e a espeleologia brasileira de uma forma geral. Por esses motivos, e por muitos outros que ainda virão, é que celebramos com orgulho e satisfação o 37º aniversário da Instituição.
É gratificante notar que a comunidade espeleológica em geral cada vez mais está entendendo o quanto a SBE é importante e necessária para o desenvolvimento e organização daespeleologia brasileira.
Para terminar, fica aqui um agradecimento a todos aqueles que já contribuíram no passado, e/ou
contribuem no presente para a manutenção da SBE. Um abraço especial aos seus idealizadores e fundadores, representados aqui pelo sócio Nº 1, Michel Le Bret, que está na França e certamente vai ler esta mensagem. Obrigado a você, Michel, e a seus amigos, pela oportunidade que proporcionaram ao Brasil de ter uma espeleologia organizada e de ter uma sociedade verdadeiramente nacional. Tenha certeza que a chama continuará brilhando, porque sempre teremos por aqui pessoas dispostas a seguir o legado que vocês deixaram, de união, respeito, alegria e amizade. Pois essa é a essência mágica da espeleologia.
Trabalhar para o bem comum, para que a vitória seja de todos. Tudo o mais são apenas números.

No comments: