13.9.05

Sistema Espeleológico do Dueça



"O Sistema Espeleológico do Dueça está situado no Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere, mais propriamente no concelho de Penela, distrito de Coimbra. Sendo até ao momento o maior e o mais bem estudado sistema subterrâneo do maciço.


Implantação do sistema no terreno.
Crédito: NEC 2003
Este sistema é composto por várias cavidades sendo as principais; o Algar da Várzea, a Gruta do Algarinho, a Gruta do Soprador do Carvalho e o Olho do Dueça. A exploração desta fantástica rede subterrânea foi iniciada em 1992 pelo GAEP (Grupo de Arqueologia e Espeleologia de Pombal), sendo neste momento estudada e explorada pelo Colectivo Dueça, composto por 4 associações, GPS (Grupo Protecção Sicó), CIES (Centro de Investigação e Exploração Subterrânea), NEC (Núcleo de Espeleologia de Condeixa) e SAGA (Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares), respectivamente de Pombal, Coimbra, Condeixa e Lisboa." (Texto de: Sérgio Nuno Medeiros, Espeleólogo do GPS)


O Sistema Espeleológico do Dueça desenvolve-se no sector mais setentrional do estreito maciço calcário Castelo do Sobral-Alvaiázere. Juntamente com o maciço de Condeixa-Sicó, e separados por uma complexa zona de fracturação e dobramento, estas duas sub-unidades geomorfológicas de calcários calcomargosos e calcodolomíticos, correspondem às chamadas Serras e Planaltos Calcários de Condeixa-Sicó-Alvaiázere (CUNHA, 1988).
Para mais informações, consulte o artigo do colectivo no
IV Congresso Nacional de Espeleologia, Livro de Actas, páginas: 159-203:

Enquandramento geomorfológico
Localização e enquadramento Geológico
Resumo do historial de exploração
Hidrogeologia e morfologia das cavidades do sistema




Informação na página do NEC, consulte: Sistema Espeleológico do Dueça


No comments: