13.9.05

Dicas de Segurança para Exploração de Cavernas

Comissão de Segurança e Resgate em Cavernas - Redespeleo Brasil




1. Mais importantes do que equipamentos e técnicas são as atitudes do espeleólogo.

O bom senso e a responsabilidade são fundamentais. Explorar cavernas é uma atividade de risco: Nunca explore uma caverna sozinho, equipes de no mínimo três pessoas são fundamentais para o caso de eventualidades.

Estatísticamente a maioria dos acidentes em cavernas são causados por erros humanos decorrentes de “mal julgamento”, falta de experiência ou descuido/desatenção.

2. A Iluminação é o ítem PRIMORDIAL em relação à segurança em uma caverna. O ideal é ter sempre três fontes confiáveis de iluminação.

À iluminação deve ser dada a maior importancia, mais que a outros equipamentos ou técnicas.

O carbureto e uma lanterna elétrica instalados no capacete, deixando as mãos livres, e uma lanterna adicional que pode ser levada na mochila garantem uma exploração mais segura.


3. Cuidado com o Carbureto. Mantenha o carbureto novo em local estanque e separado do carbureto usado.

Grande parte dos acidentes com carbureto acontece depois de uma troca. Nunca coloque o carbureto usado junto com o novo, pois a umidade do carbureto usado pode ativar o novo. Além disso, normalmente ainda há alguma reação do carbureto usado, o que pode provocar o acúmulo de gás acetileno. Acondicione o carbureto usado em sacos plásticos de maneira que não haja o acúmulo de gás.

Certifique-se que o recipiente de transporte do carbureto novo é realmente estanque.

Apague a chama da lanterna sempre que for manusear o carbureto.


4. Planejamento adequado é essencial

Antes de ir para a cavernas obtenha informações com pessoas que conhecem a caverna e a região. Procure saber a previsão do tempo e se há perigo de enchente na caverna, bem como quais equipamentos são necessários. Confira os equipamentos antes de sair.

5. Deixe sempre alguém avisado sobre a caverna (ou região) a ser visitada, bem como horário previsto para o retorno e eventualmente um horário em que se deveria acionar o socorro.

O aviso deve ser feito a algum parente ou amigo próximo (em alguns casos o pessoal das pousadas) pois estes perceberão o atraso ou ausência do espeleólogo e poderão tomar as providências necessárias.

6. Conheça seus limites e os de sua equipe. Explorar cavernas é uma atividade cansativa, fique atento à condição fisíca de todos na equipe. Não descuide da hidratação e da alimentação.

Conheça seus colegas de equipe e seja sincero com eles em relação a seus conhecimentos.

Muito cuidado com espeleólogos cansados: o ritmo deve ser ditados por eles. A probabilidade de um espeleólogos cansado se acidentar é consideravelmente maior, portanto, deve ser-lhe fornecida toda ajuda possível.

Acidentes são muitas vezes causados por uma série de eventos que desencadeiam uma ocorrência mais grave. A fadiga é um importante catalisador destes eventos.

O esforço físico e a perda de líquidos podem passar despercebidos, principalmente se houver água na caverna. Nesta situação não temos a impressão de que estamos transpirando. Leve consigo alimentos energéticos para repor a energia perdida.

7. Cuidado com hipotermia. Mantenha sempre um cobertor térmico de emergência em seu capacete.

Use roupas adequadas à caverna. Tenha sempre agasalhos (polares, primeiras camadas ) e eventualmente neoprene para algumas cavernas com água.

Em caso de hipotermia mantenha a vítima bem alimentada, hidratada e ativa. Em caso de emergência se envolva em um cobertor térmico de emergência, e sentado com as pernas levantadas e dobradas coloque o carbureto debaixo dos joelhos para se aquecer; muito cuidado com a chama.

8. Invista em conhecimento e aprenda a utilizar os equipamentos e técnicas adequadas às condições das cavernas.

Treinamentos de técnicas de exploração devem ser feitos por espeleólogos experientes e de acordo com as técnicas de espeleologia. Evite utilizar tecnicas de montanhismo ou afins em cavernas uma vez que podem ser inadequadas e trazer riscos adicionais.

Certifique-se da idoneidade dos equipamentos utilizados e somente empreste ou utilize equipamentos de pessoas de sua confiança.

Conhecimentos de auto resgate e primeiros socorros podem se mostrar extremamente úteis em caso de imprevistos.

9. Bóias ou outros equipamentos de flutuação são indispensáveis em cavernas com água.

A maioria dos acidentes fatais no Brasil acontece em cavernas com água. É muito mais dificíl e perigoso nadar com macacão, botas e equipamentos.

10. Em caso de acidente a pessoa que for sair para buscar auxílio deve levar consigo o maior número possível de informações, ainda que isto demore mais alguns minutos.

Tranqüilidade é fundamental. Mesmo numa situação onde tudo parece errado, é importante manter o controle.

Em caso de um acidente (imprevisto) envolvendo ausência de luz, não tente sair no escuro, aguarde socorro!


Conteúdos retirados de: http://www.redespeleo.org.br/

No comments: