18.7.12

Fundamentos para Legislação Espeleológicas


A Sociedade Brasileira de Espeleologia convida todos para o 2º Workshop ‘Fundamentos para Legislação Espeleológicas’, dia 21 de julho a partir das 9 horas no Museu de Ciências Naturais - PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG).

O objetivo é ampliar o debate sobre os fundamentos que deveriam nortear a legislação espeleológica, sempre com apresentação de especialistas com diferentes visões sobre o tema, seguidas de debate.



APRESENTAÇÕES:

Conservação do patrimônio espeleológico frente às mudanças na legislação

por Jocy Brandão Cruz

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, trabalha exclusivamente com espeleologia desde 1999 e atualmente chefia o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (CECAV/ICMBIO).

Fundamentos físicos para legislação espeleológica

por Luis Beethoven Piló

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutoramento pelo Instituto de Biociências da USP (2004). É membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Tem experiência nas áreas de geomorfologia, espeleologia, pedologia e geoarqueologia. Atualmente é consultor ambiental especializado em terrenos cársticos.


Estratégias para conservação de cavernas

por Clayton Ferreira Lino

Graduado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie é Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e membro fundador e conselheiro de várias ONGs. Espeleólogo desde 1972 foi presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia por duas gestões.


O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição, basta comparecer para saber mais e dar sua opinião.

Com o avançar das discussões pretendemos organizar novos eventos para debater temas mais específicos e a participação de todos interessados é de extrema importância para termos propostas críticas, fundamentadas e construtivas, batalhando por uma legislação e política pública que realmente incentive a conservação do patrimônio brasileiro. Participem!

Apoio: Cooperação Técnica SBE VC RBM

No comments: