18.1.11

Centro de Interpretação Turística e Museu de Sicó (CIMU)

Os amantes de desporto de natureza vão ganhar um espaço de lazer no concelho de Pombal. O Centro de Interpretação Turística e Museu de Sicó (CIMU) deverá ser uma realidade no primeiro semestre de 2012, no lugar de Poios (freguesia da Redinha), oferecendo alojamento, atividades desportivas e informação arqueológica.

O projeto vai hoje a reunião de câmara, onde o executivo deverá aprovar a adjudicação da obra. Serão precisos 2,2 milhões de euros para erguer o edifício, que terá cinco zonas distintas: museu, alojamento, escolas de apoio a atividades desportivas e de lazer, auditório e sala para projeção de filmes.

“O projeto é feito muito a pensar no público que já existe: escolas e amantes da natureza”, revela a vereadora Paula Silva, responsável pelo pelouro do ambiente. No CIMU, será possível praticar (ou ter as primeiras aulas de) espeleologia, escalada ou rappel, por exemplo. A autarquia assinou parcerias com diversas instituições, que garantem o funcionamento das atividades.

Mas desengane-se quem pensa que o CIMU se destina a um público nicho. “Toda a população pode visitar o espaço”, salienta Paula Silva. Até porque quem não gosta de se aventurar em desportos mais radicais, pode participar em atividades menos arriscadas, como caminhadas de interpretação da natureza. Ou visitar a zona arqueológica e descobrir a história da freguesia da Redinha.

No Museu de Sicó ficarão reunidos todos os achados descobertos na região, nomeadamente nas escavações realizadas nas grutas da Buraca Grande e Buraca Escura. “Temos muito material, armazenado ou em fase de catalogação, e era preciso um local para o expormos”, conta Paula Silva. O espólio revela vestígios da presença humana naquela zona há milhares de anos.

Fonte: As Beiras

No comments: