Uma equipa de espeleólogos do CEAE encontrou uma jazida com pegadas de dinossáurios, no decurso de uma saída de campo para prospecção espeleológica em Outubro de 2009. A jazida encontra-se perto do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra d'Aire (Pedreira do Galinha), cerca de 4km para noroeste, nas proximidades da aldeia da Pedreira, concelho de Ourém.
Foto: © André Reis
O CEAE contactou o Prof. Dr. Galopim de Carvalho, membro do Conselho Científico da Federação Portuguesa de Espeleologia e reconhecido especialista em paleontologia e icnopaleontologia, que se deslocou ao local no dia 10 de Novembro e confirmou a descoberta.
Foram identificados pelo menos três trilhos distintos de pegadas tridáctilas de terópodes (dinossáurios carnívoros), totalizando cerca de vinte pegadas, cada uma medindo 60 a 70 cm de comprimento. Outras poderão estar escondidas pela fina camada de solo que cobre parcialmente o estrato de rocha calcária. As rochas que guardaram este registo fóssil datam do Jurássico Médio (Bajociano/Batoniano), há cerca de 170 milhões de anos.
Foto: © Pedro Pinto
O CEAE manifesta algum alarme pela preservação deste registo fóssil, pois o local tem sido usado para despejo de entulho, sendo visíveis directamente por cima das pegadas os rodados dos camiões que efectuam os despejos. Não foi possível contactar o proprietário do terreno em causa por por este não ter sido identificado.
A equipa do CEAE que efectuou a descoberta: André Reis, António Galvão, Maria João Sousa, Sérgio Barbosa e Hélio Frade.
Notícia publicada no DN Online
No comments:
Post a Comment