11.11.09

Espeleólogos encontram Pegadas de dinossáurios encontradas na Serra d'Aire

Uma equipa de espeleólogos do CEAE encontrou uma jazida com pegadas de dinossáurios, no decurso de uma saída de campo para prospecção espeleológica em Outubro de 2009. A jazida encontra-se perto do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra d'Aire (Pedreira do Galinha), cerca de 4km para noroeste, nas proximidades da aldeia da Pedreira, concelho de Ourém.


Foto: © André Reis

O CEAE contactou o Prof. Dr. Galopim de Carvalho, membro do Conselho Científico da Federação Portuguesa de Espeleologia e reconhecido especialista em paleontologia e icnopaleontologia, que se deslocou ao local no dia 10 de Novembro e confirmou a descoberta.

Foram identificados pelo menos três trilhos distintos de pegadas tridáctilas de terópodes (dinossáurios carnívoros), totalizando cerca de vinte pegadas, cada uma medindo 60 a 70 cm de comprimento. Outras poderão estar escondidas pela fina camada de solo que cobre parcialmente o estrato de rocha calcária. As rochas que guardaram este registo fóssil datam do Jurássico Médio (Bajociano/Batoniano), há cerca de 170 milhões de anos.


Foto: © Pedro Pinto

O CEAE manifesta algum alarme pela preservação deste registo fóssil, pois o local tem sido usado para despejo de entulho, sendo visíveis directamente por cima das pegadas os rodados dos camiões que efectuam os despejos. Não foi possível contactar o proprietário do terreno em causa por por este não ter sido identificado.

A equipa do CEAE que efectuou a descoberta: André Reis, António Galvão, Maria João Sousa, Sérgio Barbosa e Hélio Frade.

Notícia publicada no DN Online

No comments: