19.6.09

Desmistificar mitos e superstições

Desmistificar mitos e superstições, alertando para a importância da conservação das doze espécies de morcegos que actualmente vivem na Quinta da Regaleira, Sintra, são os objectivos dos espeleólogos que há sete anos ali criaram um abrigo artificial - morcegário.

A Associação de Espeleólogos de Sintra e a Cultursintra, fundação que gere o património da Quinta da Regaleira, criaram em 2002 um centro de observação para controlar a maior colónia de criação da espécie morcego-ferradura-pequeno em Portugal, cujas características passam pelo pequeno porte, cerca de três centímetros, e pelo facto de se alimentarem de insectos.

Por vezes a pequena sala de monitorização da Quinta da Regaleira chega a ser "a primeira casa" do Espeleólogo, Gabriel Mendes, que descobriu a sua paixão por estes mamíferos de pequeno porte em 1981.

(...)

A Fundação Cultursintra em parceria com a Federação Portuguesa de Espeleologia e Associação dos Espeleólogos de Sintra e com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Câmara Municipal de Sintra e do AIPT- Comité da UNESCO, promove a XIII Noite Europeia dos Morcegos.

Nesta iniciativa, que tem como objectivo alertar a população para a importância da conservação dos morcegos e desmistificar preconceitos e superstições, será inaugurado o novo morcegário da Quinta da Regaleira.

Notícia: Lusa/Expresso

No comments: