14.5.09

Morcegos na Web

Morcegos na Web” - que conta com novas funcionalidades e informação actualizada - imagens em directo do regresso dos morcegos ao seu abrigo no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) e da sua ocupação até ao final do Verão.

O complexo de cavidades das Nascentes do Alviela integra um dos mais importantes abrigos de criação em Portugal, estando incluído no Plano Nacional de Conservação dos Morcegos Cavernícolas. Com efeito, todas as espécies com estatuto de conservação desfavorável encontram-se ali representadas - Morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum), Morcego-de-ferradura-pequeno (R. hipposiderus), Morcego-de-ferradura-mediterrânico (R. euryale), Morcego-de-ferradura-mourisco (R. mehelyi), Morcego de Bechstein (Myotis bechsteinii), Morcego-rato-grande (M. myotis), Morcego-rato-pequeno (M. blythii), Morcego-de-franja (M. nattereri), Morcego-lanudo (M. emarginatus), Morcego-hortelão (Eptesicus serotinus) e o Morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii). Refira-se que aqui existe a mais importante colónia de criação de Morcego-lanudo conhecida no nosso país.

A galeria (onde estão os postos de observação) é, habitualmente, utilizada por milhares de indivíduos para criação, estimando-se que, nesta época do ano e no total, a gruta albergue mais de 5.000 morcegos.


De Julho a Setembro, a CM Alcanena, com o apoio do ICNB e do Programa Ciência Viva, realiza, anualmente, as “Noites dos Morcegos”. Trata-se de uma iniciativa lúdico-pedagógica aberta a toda a população e que inclui uma exposição temática interactiva, a manipulação das câmaras instaladas na gruta e a observação da saída nocturna dos morcegos para as áreas de alimentação.


Info: ICNB

No comments: