2.3.09

Efeito estufa ameaça cavernas pré-históricas na França

"Geólogos, biólogos e outros cientistas fizeram um alerta para a necessidade de interromper o alastramento de fungos, agravados pelo aquecimento global, que danificam as pinturas pré-históricas das cavernas de Lascaux, na França.

Manchas negras se espalharam pelos murais de búfalos, felinos e outras imagens, e os cientistas pedem que algo que seja feito urgentemente. Marc Gaulthier, que lidera o Comitê Científico Internacional da Caverna de Lascaux, disse que o desafio que o grupo enfrenta é amplo e que o efeito estufa agora é um agravante importante.

"Todos os problemas de Lascaux sempre foram ligados à climatização da caverna, ou seja, o equilíbrio do ar dentro do ambiente" disse Gaulthier numa coletiva de imprensa antes do simpósio.

Agora, as temperaturas crescentes complicaram a situação pois impedem que o ar circule. "Está estagnado, imóvel e congelado dentro da caverna" resumiu Gaulthier.

Isto faz com que equipes de cientistas visitem os locais em risco, e sua presença aumente os níveis de umidade e de temperatura, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de fungos diferentes, algas e bactérias que atacam as cavernas com o tempo. Outros fatores por trás das manchas incluem a presença de microorganismos naturais e a cobertura química das rochas que formam as paredes, segundo os especialistas. (...)"


Toda a notícia: Notícias Terra

No comments: