Que ciência se faz em Portugal?
Quem são os nossos cientistas?
Como trabalham?
O que investigam?
Que resultados obtêm?
Quem são os nossos cientistas?
Como trabalham?
O que investigam?
Que resultados obtêm?
Todos os anos, em Novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus abrem as portas para que estas e outras perguntas possam ser respondidas, dando a conhecer as actividades que desenvolvem, através de um contacto directo com o público.
Mais informações: Ciência Viva
12 princípios e leis básicos da ciência moderna:
Teorema de Patrick: se a experiência funciona, é sinal de que se está a utilizar o aparelho errado;
Constante de Shinner: É aquela quantidade que somada, subtraída, multiplicada ou dividida do resultado obtido em primeiro lugar, dá o resultado desejado;
Postulado dos Cinco Dedos: A experiência aumenta de acordo com o número de aparelhos estragados;
Lei de Fapple: De todo o objecto inanimado, independentemente da sua configuração ou composição, pode esperar-se sempre que se estrague de uma forma insuspeita ou por alguma razão insuspeita;
Regra de Betterin: Quando uma coisa não funciona, fá-lo sempre por uma razão diferente daquela que suspeitamos;
Axioma de Allen: Quando tudo falha, há que ler as instruções;
Corolário da Compreensão: Uma experiência pode considerar-se um êxito se não for necessário ignorar mais de metade dos resultados observados para conseguir obter algum correspondência com a teoria;
Lei de Humperson: A probabilidade de que ocorra um acontecimento é inversamente proporcional ao desejo de que seja o esperado;
Princípio das Peças Dispersas: A facilidade para recuperar as peças caídas da bancada de trabalho varia na proporção directa do seu tamanho e na proporção inversa da sua importância para completar a experiência;
Factor de Futilidade: uma experiência nunca é um fracasso, pois pode sempre servir de mau exemplo.
Mais informações: Ciência Viva
12 princípios e leis básicos da ciência moderna:
Teorema de Patrick: se a experiência funciona, é sinal de que se está a utilizar o aparelho errado;
Constante de Shinner: É aquela quantidade que somada, subtraída, multiplicada ou dividida do resultado obtido em primeiro lugar, dá o resultado desejado;
Postulado dos Cinco Dedos: A experiência aumenta de acordo com o número de aparelhos estragados;
Lei de Fapple: De todo o objecto inanimado, independentemente da sua configuração ou composição, pode esperar-se sempre que se estrague de uma forma insuspeita ou por alguma razão insuspeita;
Regra de Betterin: Quando uma coisa não funciona, fá-lo sempre por uma razão diferente daquela que suspeitamos;
Axioma de Allen: Quando tudo falha, há que ler as instruções;
Corolário da Compreensão: Uma experiência pode considerar-se um êxito se não for necessário ignorar mais de metade dos resultados observados para conseguir obter algum correspondência com a teoria;
Lei de Humperson: A probabilidade de que ocorra um acontecimento é inversamente proporcional ao desejo de que seja o esperado;
Princípio das Peças Dispersas: A facilidade para recuperar as peças caídas da bancada de trabalho varia na proporção directa do seu tamanho e na proporção inversa da sua importância para completar a experiência;
Factor de Futilidade: uma experiência nunca é um fracasso, pois pode sempre servir de mau exemplo.
1 comment:
Sofia:
Já viste o Blog Geopedrados ou GeoLeiria, no que diz respeito à Semana da Ciência e da Tecnologia?
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