8.7.08

Ciência Viva - Geologia no Verão 2008


Ciência Viva, lança mais uma edição anual Ciência Viva no Verão. Durante todo o Verão será possível participar em acções de Astronomia, Biologia e Geologia, que decorrem entre
15 de Julho e 15 de Setembro.
O Blog Profundezas... destaca as seguintes acções de sensibilização:

  • À descoberta do património geológico e geomorfológico na Unidade Territorial de Alvaiázere
(Grupo Protecção Sicó)

Com esta acção pretende-se dar a conhecer aos participantes uma série de locais representativos do património geológico e geomorfológico da Unidade Territorial de Alvaiázere, desde alguns dos maiores megalapiás do Maciço de Sicó até locais como as Fórnias da Cruz e Ucha e Fósseis da Serra da Ameixieira.

  • Quaternário Quente e Frio - 2 Milhões de anos de Alterações Climáticas
(Centro Ciência Viva do Alviela/Município de Alcanena)

Desde a glaciação ao degelo, esta acção pretende dar a conhecer os aspectos geoclimáticos que caracterizaram a região do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, seja através da utilização de tecnologia de realidade virtual existente no Centro Ciência Viva do Alviela ou através da observação in loco. Uma viagem ao longo do tempo onde será também abordado o tema das alterações climáticas.

  • Viagem ao interior da Ilha de São Miguel
(Amigos dos Açores- Associação Ecológica)

A riqueza da Gruta do Carvão reside, sobretudo, na grande variedade de aspectos geológicos, com estruturas e fenómenos típicos do vulcanismo que nela se podem observar. Pretende-se proporcionar uma visita guiada à referida gruta, precedida de uma explicação sobre o enquadramento geológico da mesma na ilha e sobre a sua formação, bem como a divulgação de um código de conduta para quem visita grutas.

  • Na Rota das nascentes do Algarve Central
(Centro Ciência Viva do Algarve)

Visitas às principais nascentes que drenam os aquíferos do Jurássico médio e Inferior do Algarve Central com o objectivo de ilustrar os factores que estão na origem da definição da sua localização. A acção pretende ainda mostrar que estas zonas estão associadas aos locais onde se estabelece conexão hidráulica entre as águas subterrâneas e as Ribeiras do Algarve.

  • Safari fotográfico no Jurássico Superior do Cabo Mondego
(Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra)

O riquíssimo património natural da região centro litoral é visitado num dos seus locais mais emblemáticos, em que paisagens e ecossistemas do Jurássico Superior se reconstituem a partir do grande Livro da Terra. Os participantes poderão observar fósseis, estruturas sedimentares e rochas, imaginando paisagens deslumbrantes, numa viagem às profundas transformações ambientais que a Terra sofreu.

  • Península de Setúbal: A abertura do Oceano Atlântico e a formação da Serra da Arrábida.
(Departamento de Geociências, Universidade de Évora)

No Cabo Espichel e na Serra da Arrábida, encontramos evidências geológicas que ilustram a abertura do Oceano Atlântico. Os seres que então habitavam os locais onde se iriam formar as rochas, deixaram as suas marcas (por exemplo pegadas de dinossauro), ou tornaram-se eles próprios parte de rocha (fósseis). O visitante ficará impressionado com a informação que podemos extrair das rochas...

  • Geoparque Arouca: histórias do Gondwana à Pangea.
(Departamento de Geologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

Uma viagem ao passado da Terra, lida num _Livro de Rocha_, com histórias de antigos continentes e oceanos, ilustradas por fósseis de seres extintos há milhões de anos e encadernadas por uma paisagem deslumbrante marcada por montanhas, vales, rios e...gentes!

  • Viagem entre o carso e o xisto
(Liga de Amigos de Conimbriga)

Visita guiada ao maciço calcário de Condeixa-Sicó-Alvaiázere e Serra da Lousã, abordando temas da geomorfologia, hidrogeologia, Sedimentologia e Geomonumentos.

  • Tesouros Gemológicos do Museu Nacional de História Natural
(Museu Nacional de História Natural, Fundação da Universidade de Lisboa)

Visite a Galeria de Mineralogia do Museu Nacional de História Natural, com ênfase para as gemas em exposição, e depois desca às catacumbas do velho edifício da Politécnica para conhecer algumas das peças preciosas das reservas do Museu, numa ímpar oportunidade de ver de perto minerais e gemas de grande qualidade e beleza.


  • Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

A acção permite observar os depósitos relacionados com um antigo litoral situado na Serra dos Candeeiros que permitem considerar a vertente ocidental como uma arriba fóssil. Nos calcários do Jurássico superior da plataforma litoral existem várias grutas no vale encaixado da Ribeira do Mogo onde também se situam as nascentes da Chiqueda que escoam as águas infiltradas na Serra dos Candeeiros.

  • Grutas e Nascentes de Porto de Mós
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

A acção inicia-se com a visita à Fórnia. Durante o percurso, observam-se aspectos da circulação de águas subterrâneas nas regiões calcárias. De seguida visita-se a gruta da Cova da Velha. À tarde, o percurso passa pelo Polje de Alvados, Portela e visita-se a Gruta da Mouração. A acção termina com a passagem pelas nascentes cársicas do rio Lena.

  • Do canhão da Caranguejeira, com as águas que banharam o menino do Lapedo, às fontes do rio Lis e ao Buraco Roto
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

Na Ribeira da Caranguejeira veja uma nascente de águas com temperatura acima da média regional, visite um vale em canhão escavado pela ribeira, onde foi encontrado o abrigo do Menino do Lapedo, considerado um híbrido entre neandertais e humanos modernos. Conheça ainda as nascentes do Rio Lis entre Reixida e Fontes e a gruta do Buraco Roto.

  • As grutas que escondem as águas subterrâneas da Serra da Arrábida
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

De manhã desce-se ao Focinho do Cabo Espichel observando-se a saída da Lapa das Pombas invadida pelo mar e, percorrendo um corrimão junto à arriba, entra-se nesta gruta e vê-se a entrada da Furna dos Segredos. Da parte da tarde, visitam-se os sumidouros das águas da depressão da cabeceira do Ribeiro das Terras do Risco e que levam a água até uma nascente litoral, a Gruta dos Morcegos.

  • Passeio pela serra de Montejunto entre o Vale das Rosas e o anfiteatro de Pragança
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

Cabanas de Torres, passando pelo Alto dos Cortiços e Vale da Rosa onde se observam aspectos tectónicos e cársicos. Já no cimo da serra, desfrutam-se panorâmicas a perder de vista pela Bacia do Tejo, pela Plataforma Litoral… Ainda há tempo para visitar a Gruta da Salve-Rainha e o miradouro sobre o anfiteatro de Pragança.

  • Grutas e nascentes do vale em canhão do Rio Ota e de Alenquer
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

A acção inicia-se no vale em canhão formado pelo Rio da Ota, onde se observam as paredes verticais e as cascalheiras. Visita-se ainda a captação de água da margem direita, discutindo-se as condições de aparecimento de nascentes neste local. Pode-se observar o Monte Redondo, cuja existência esteve ameaçada com a possível construção do aeroporto na Ota. Em Alenquer visitar-se-á a Lapa dos Morcegos.

  • Grutas da Praia da Adraga e Pedra d'Alvidrar, com a serra de Sintra à vista
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

Desde a Praia da Adraga até à Pedra d’Alvidrar existem grutas com diferentes géneses. O espectacular Fojo da Adraga é resultante do desmonte das rochas vulcânicas intruídas nos calcários. A gruta da Pedra d’Alvidrar constitui um conjunto de galerias abertas ao longo das camadas muito inclinadas. Também se poderá visitar os campos de lapiás de Negrais, Maceira e Pedra Furada e as grutas de Olelas.


  • As nascentes dos rios Almonda e Alviela e a água que forma as grutas e os tufos calcários
(Sociedade Portuguesa de Espeleologia)

A acção inicia-se na nascente do rio Almonda, mostrando-se a represa onde é captada água para a fábrica da Renova, as grutas associadas e os tufos calcários que se depositaram nos terraços do rio. A parte da tarde inclui um passeio pela nascente Rio do Alviela e grutas atravessadas pela ribeira de Amiais, com referência ao enquadramento geológico e aos problemas de contaminação das águas.


Descrição dos percursos retirada de: cienciaviva.pt
Mais informação e inscrições: http://www.cienciaviva.pt

No comments: