17.6.08

Inauguração da Cueva del Viento


Inauguraram esta manhã, o tramo turístico de 180 metros de desenvolvimento horizontal, no tubo de lava mais extenso de toda a União Europeia.


Inauguração do centro de visitantes da Cueva del Viento, Icod de los Vinos, Tenerife, Canary Islands



Painel explicativo do centro de visitantes da Cueva del Viento.

Esta importante cavidade vulcânica, do tipo tubo de lava labiríntico, foi formada por fenómenos clássicos de escoamento de lavas fluídas e por fenómenos associados ao "insuflamento" de escoadas de lava do tipo pahoehoe. Com um desenvolvimento horizontal superior a 17.000 metros, é actualmente, o 4º maior tubo de lava do mundo e o maior de toda a macarronésia. A cavidade desenvolve-se em 3 níveis, galerias superficiais, rede intermédia e galeria dos Ingleses, a parte mais profunda e mais antiga da gruta, cujo acesso se processa por um poço originado pela fusão do tecto da galeria.
Esta vasta rede de tubos vulcânicos, também designado por sistema vulcanoespeleológico Viento-Sobrado, tem actualmente conhecidas, 5 entradas distintas: Piquetes, Belén, Breveritas, Sobrado superior e Sima del Sobrado. Não conectada fisicamente, mas fazendo parte do mesmo sistema encontra-se a escassos metros de distância a Cueva de Felipe Reventón, com cerca de 3 km de desenvolvimento horizontal.

Topografia do sistema Viento-Sobrado.


No seu interior podemos encontrar um dos mais espectaculares ecossistemas subterrâneos das Ilhas Canárias, dos quais se destacam inúmeras espécies hipógeas endémicas e duas espécies de baratas troglóbias do género Loboptera.


Loboptera subterranea, Martín & Oromí 1987



Esta cavidade formou-se em lavas recentes, provenientes de erupções do vulcão Pico Viejo, que se encontra na face oeste do estratovulcão Teide, que com 3.716 metros de altitude é também a montanha mais elevada de Espanha.

A parte aberta ao público situa-se entre a entrada de Sobrado superior e a Sima del Sobrado e a visita é efectuada sem recurso a instalações luminosas permanentes. O visitante tem a oportunidade de pisar as famosas lavas do tipo 'aa' e de caminhar com um capacete com iluminação eléctrica como um verdadeiro espeleólogo.

Para mais informações contacte: http://www.cuevadelviento.net/

"The Cueva del Viento-Sobrado underground complex is the largest lava tube in the European union. It was created by lava flows from Pico Viejo, next to Mt. Teide.
A visit to Cueva del Viento gives you an insight into the role of lava flows in a volcanic eruption, and offers you the chance to see the whimsical forms sculpted by the lava in the bowels of the earth. Is a fine example of the complexity of geology.
There are three different passage levels in the more than 17 kilometres of tubes, together with beautiful geo-morphological phenomenon loke chasm, terraces and other lava formations."

No comments: