21.3.08

A Vida dos Morcegos: O projecto da Lapa da Canada


"Em geral têm má imagem junto do público, mas os morcegos são muito importantes para o homem, nomeadamente no controlo de pragas e de doenças transmitidas por insectos. No Terra Alerta de hoje revelamos um projecto que passa pela videovigilância de uma gruta de criação de morcegos.
Desde 2003 que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) juntaram esforços para monitorizar a Lapa da Canada, uma gruta junto à nascente do Alviela, no concelho de Alcanena em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), onde diferentes espécies de morcegos se vão reproduzir, entre meados de Abril e meados de Setembro. Algumas das espécies que usam a gruta estão classificadas como vulneráveis, outras estão mesmo criticamente em perigo. Em plena época de criação, chegam a estar na cavidade cerca de 5 mil morcegos. Os morcegos são animais largamente desconhecidos da população em geral e objecto de várias lendas e mitos. Existem 26 espécies destes mamíferos voadores em Portugal (24 das quais no continente) e cerca de metade é cavernícola, ou seja, usa abrigos subterrâneos para hibernar ou reproduzir-se. Nove espécies estão classificadas como "em perigo" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Entre os factores de ameaça estão a perturbação e destruição de abrigos, a alteração do uso dos solos e a utilização de pesticidas. Nenhuma das espécies existentes em Portugal se alimenta de sangue. Com um regime alimentar variado mas essencialmente insectívoros, os morcegos chegam a comer numa noite cerca de metade do seu peso em insectos. Desempenham por isso um papel de extrema importância no controlo de pragas e de vectores de doenças.
Nas grutas a densidade populacional pode ser elevadíssima. Em apenas um metro quadrado podem estar cerca de dois mil morcegos, como se mostra na exposição sobre morcegos, patente no Centro de Ciência Viva do Alviela, e onde também foi recriada uma parte da Lapa da Canada. Para além disso, é possível visionar o que se passa dentro da gruta. Na cavidade foram colocadas quatro câmaras que permitem a captação de imagens no escuro. Numa próxima fase, a ideia do ICNB e do IPL é alargar a observação à Internet. "Todo o sistema já está preparado para que estas imagens possam estar não apenas disponíveis na Internet, mas que os investigadores do local onde estiverem possam também desenvolver os seus trabalhos de investigação, controlando as câmaras que aqui estão instaladas", explica Olímpio Martins, técnico do PNSAC e um apaixonado pela Espeleologia. Neste momento, o IPL está a estudar a forma de transmitir em directo as imagens na rede mundial de computadores. "

No comments: