3.1.08

Museu do menino do Lapedo


"Museu do menino do Lapedo é primeira etapa para parque arqueológico internacional

O novo Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, em Leiria, sobre o menino do Lapedo, é a primeira fase de um parque arqueológico internacional.
O novo Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, em Leiria, sobre o menino do Lapedo, que será inaugurado sábado, 5 de Janeiro, é a primeira fase de um projecto que visa a criação de um parque arqueológico de nível internacional.
"Temos condições únicas que queremos aproveitar", afirmou à Agência Lusa Vítor Lourenço, vereador da Cultura da Câmara de Leiria, numa referência aos achados arqueológicos em todo o concelho, mas em particular ao menino do Lapedo. O fóssil, com 24.500 anos, foi descoberto em Dezembro de 1997, e marcou uma mudança na compreensão da evolução humana, ao apresentar indícios de convivência e cruzamento entre os Neanderthais e o homem moderno. Até então, os estudiosos julgavam que o Neanderthal fora extinto sem qualquer cruzamento com o homem moderno, mas o fóssil encontrado contrariou pela primeira vez essa teoria. Esta novidade colocou Leiria no mapa mundial da arqueologia a agora a autarquia quer aproveitar este empurrão para criar um centro de estudos paleolíticos no futuro museu do convento de Santo Agostinho, apostando também da criação de um amplo parque arqueológico que inclua o vale do Lapedo, onde o fóssil foi descoberto. Para já, o primeiro passo já está dado com a construção de um centro de interpretação ambiental destinado ao Abrigo do Lagar Velho, onde o fóssil foi encontrado, mas Vítor Lourenço quer candidatar o resto do projecto ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
O novo centro de interpretação que será inaugurado sábado inclui "um edifício de apoio", conta com um "miradouro que permite interpretar a paisagem e apreciar todo o vale" e painéis que dão uma "explicação cronológica da evolução humana". O abrigo será também objecto de uma explicação técnica, bem como os restantes achados feitos na zona, que comprovam a sua utilização por humanos durante milhares de anos. A construção deste novo equipamento, que custou 150 mil euros, apoiados pelo Programa Leader, está inserida numa "estratégia de maior alcance" da autarquia que quer criar um parque arqueológico para a zona do vale do Lapedo, bem como um Centro de Estudos Paleolíticos, centrado no museu do convento de Santo Agostinho.Além do Lapedo, a poucos quilómetros existe o Vale das Chitas, na zona do padrão, com características semelhantes e perto destes locais está a maior pedreira de sílex da região.Em todo o concelho, estão identificados "cerca de 70 sítios de interesse arqueológico", uma situação que é considerada única em todo o país. O acompanhamento científico de todos os trabalhos está a cargo do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), que tem trazido para o concelho investigadores portugueses e internacionais, estando agora em negociações com técnicos de universidades norte-americanas, inglesas, francesas e alemãs.Trata-se de um "grande desafio em termos estratégicos" para o turismo da região, que pode apostar em valências mais ligadas ao património e à cultura, considerou Vítor Lourenço. "É fundamental investir num produto turístico complementar", afirmou o vereador, salientando ainda que para que o projecto do parque arqueológico tenha sucesso será necessário envolver as comunidades locais das freguesias de Santa Eufémia e Caranguejeira. "Terá de existir abertura dos proprietários" e será essencial que os habitantes sintam o "projecto como seu", explicou o vereador. A inauguração formal do centro está prevista para as 12:00 de sábado, 5 de Janeiro, seguindo-se durante a tarde uma sessão de conferências na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, com a presença de Erik Trinkaus, antropólogo da Universidade de Washington, Brian Pierson, antropólogo da Universidade de Tulane, João Zilhão, arqueólogo em exercício na Universidade de Bristol (Reino Unido) e de Francisco Almeida, arqueólogo do IGESPAR. "

No comments: