12.6.07

XI Noite Europeia dos Morcegos

Colónia de Morcegos




"Nas últimas décadas tem-se assistido a um declínio das populações de algumas espécies de morcegos. Em Portugal Continental , das 24 espécies de morcegos existentes, 9 estão em perigo de extinção.
A necessidade de protecção a este grupo de mamíferos, ao ser reconhecida em muitos países Europeus, levou a que, para além de fazerem parte dalista das espécies protegidas pela Directiva Habitats, Convenção de Berna e Convenção de Bona, se estabelecesse o Acordo Europeu para a suaConservação que Portugal ratificou pelo Decreto nº31/95, de 18 de Agosto.
A Noite Europeia dos Morcegos é comemorada , todos os anos, em mais de 30 Países. Este ano, no nosso País, o FAPAS está a promover a comemoração da XI Noite Europeia dos Morcegos, que terá lugar em Stª Maria da Feira, no dia 22 de Junho, com o apoio da Câmara Municipal local e coma colaboração do Instituto da Conservação da Natureza, do Museu de História Natural da Universidade do Porto, da ASPEA e da Câmara de Montemor-o-Novo.
O evento conta com a participação de 400 crianças que terão oportunidadede assistir, ao longo do dia, a sessões informativas sobre morcegos, realizarem actividades ludico-pedagógicas, colocarem caixas-abrigo e ao fim do dia, haverá uma sessão de capatação de ultra-sons emitidos por morcegos. Haverá também uma exposição da qual constarão alguns trabalhos escolares. Com estas comemorações, pretendemos alertar a comunidade para a importância da conservação dos morcegos, e desmistificar preconceitos e superstições que rodeiam estes animais. Os interessados que pretendam participar na sessão de captação de ultra-sons, deverão concentrar-se pelas 19.30h na Casa do Moinho, em Santa Maria da Feira."


FAPAS

No comments: