23.11.06

Com os olhos na terra



"Do acervo à necessidade de divulgação: os Museus do IST, Alfredo Bensaúde e Décio Thadeu"


De 1 a 20 de Dezembro de 2006

Pretende-se promover a dinamização dos Museus Alfredo Bensaúde e Décio Thadeu do Instituto Superior Técnico. Os mencionados museus são repositórios de valiosas colecções de mineralogia, petrologia, geologia, jazigos minerais e paleontologia, especialmente portuguesas. Situam-se em dois pisos do Pavilhão de Engenharia de Minas, em espaços especialmente locados para o efeito, preservando quase totalmente a sua traça original.
Os Museus, tal como hoje os conhecemos, constituem importantíssimos "equipamentos" culturais, cuja função é garantir, num determinado contexto territorial e com a participação activa da comunidade envolvente, as funções de conservação, investigação e divulgação de um conjunto de bens considerados representativos tanto do património natural como cultural. Tratam-se de "Centros de Cultura Viva".

Está previsto a realização de Palestras sob o tema geral "Património museológico: educar para preservar vs preservar para educar".

Estas sessões de Palestras têm por finalidade destacar o papel que os Museus devem desempenhar na Sociedade, bem como a importância da preservação e do uso do nosso Património Cultural.

A primeira Palestra terá lugar no dia 4 de Dezembro de 2006 pelas 14.30h na sala VA1 do Pavilhão de Civil do IST.
Tema: "Do interesse e da actualidade dos Museus de Ciências da Terra nas Universidades: os casos dos Museus Bensaúde e Décio Thadeu do Instituto Superior Técnico"
Orador Convidado: Luís Aires-Barros: Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico.

Esta acção, dinamizada pelos Docentes da Área Científica das Geociências do Departamento de Engenharia de Minas e Georrecursos, do IST.

Oportunamente serão divulgados os temas e as datas das duas Palestras seguintes, a decorrer durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2007.

Para mais informações e ficha de inscrição, consulte: GeoRoteiros.pt

No comments: