14.7.06

CATÁLOGO DAS CAVIDADES VULCÂNICAS DOS AÇORES

O “Catálogo das Cavidades Vulcânicas dos Açores – Grutas Lávicas, Algares e Grutas de Erosão Marinha” foi apresentado à comunidade científica no ultimo fim de semana durante o “XII International Symposium on Vulcanospeleology”, realizado entre 2 e 8 Julho em Tepotzotlán, México.
Tratou-se do pré-lançamento de uma obra que compila, ao longo de cerca de 300 páginas, todas as cavidades vulcânicas do arquipélago. Editado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, o livro deverá ser lançado oficialmente em inícios de outubro do corrente ano.
Ao todo, são listadas 250 grutas e algares dos Açores. Segundo os autores, esta obra “pretende ser um marco no conhecimento do patrimônio vulcanoespeleológico dos Açores.
Para 100 das cavidades são apresentadas topografias detalhadas e fotografias.
A informação é disponibilizada em forma de fichas, nas quais constam além do nome e dos sinônimos conhecidos, a sua posição, comprimento e profundidade, descrição geral, características geológicas principais, interesse biológico, além das principais referências, mapa com a posição da caverna nas correspondentes ilhas.
O catálogo compreende uma extensa lista da fauna e flora conhecidas em cada uma das cavidades.

No comments: