23.6.06

Congresso Ibérico - Gestão e planeamento da Água

4 - 8 Dezembro 2006 - Universidade do Algarve
O V Congresso Ibérico sobre Gestão e Planeamento da Água realiza-se num momento em que se perspectiva a revisão dos Planos de Bacia Hidrográfica existentes na Península Ibérica e também a revisão do acordo luso-espanhol sobre as bacias partilhadas pelos dois países.
O facto de poucas vezes haver coincidência entre as bacias hidrográficas mais extensas e os limites das unidades administrativas convencionais induz frequentemente a formas de gestão parcelar dessas bacias, que não correspondem às recomendações da Directiva Quadro da Água no que se refere à necessidade de assegurar a sua gestão integrada. No caso da Península Ibérica, levantam-se frequentes problemas de articulação entre as diferentes administrações regionais e até entre as dos dois países: Portugal e Espanha.
Numa época em que se anunciam efeitos importantes das alterações climáticas com especial incidência na Península Ibérica e noutras regiões sensíveis do globo, como em grande parte da América Latina, urge desenvolver reflexões abrangentes e integradoras sobre as estratégias de resposta e de adaptação à gestão concreta das diferentes unidades sócio-ecológicas. O uso sustentável da água e do território adquirem, neste sentido, uma importância chave como lema em torno do qual se articulam vários aspectos de ordem física, natural, ecológica, económica, social, cultural e estética, articulação essa que exprime a mensagem básica da nova cultura da água.
O debate de todos estes aspectos numa perspectiva interdisciplinar e aplicada à gestão das bacias partilhadas constitui, pois, o repto fundamental do V Congresso Ibérico sobre Gestão e Planeamento da Água.
Consulte a página do Congresso: http://www.ualg.pt/5cigpa/

No comments: