17.4.06

Atentados ao património


Cartuchos de caça recolhidos por espeleólogos em gruta classificada
Mais de 30 quilogramas de material utilizado pelos caçadores, entre os quais 500 cartuchos, foram retirados quarta-feira do interior do Algar da Lagoa, gruta na Serra de Sicó, concelho de Pombal, por um grupo de espeleólogos. Rtp.pt


No decorrer de uma actividade de espeleologia desenvolvida no Algar da Lagoa (Serra do Sicó – Pombal) no dia 9 de Abril, por alguns membros da associação ALTO RELEVO – Clube de Montanhismo (Valongo), foi detectada na base do poço de entrada a 17 metros de profundidade, a presença de artigos de caça, nomeadamente cartuchos cheios para vários tipos de actividades venatórias e artigos de limpeza de armas. Visto que esta associação não é da região, prontamente comunicaram às associações de Espeleologia locais.

Após conhecimento do facto, o GPS – Grupo Protecção Sicó (Pombal), informou as autoridades locais (GNR – Destacamento Territorial de Pombal) no dia 11 de Abril da ocorrência.

No dia 12 de Abril uma equipa de espeleólogos do GPS em colaboração com a força de autoridade local (GNR), deslocou-se ao Algar da Lagoa, onde os espeleólogos procederam à remoção dos referidos artigos de caça do interior da cavidade e os entregaram às autoridades competentes, que tomarão as devidas diligências.

A presença deste tipo de material no interior da gruta não admira os espeleólogos, visto que a referida cavidade, desde o dia da sua descoberta (inicio dos anos 80), tem sido alvo de vários tipos de atrocidades cometidas por pessoas sem o mínimo de consciência ecológica ou ambiental, desde despejo de carcaças de animais a laminas de barbear.

Esta cavidade cársica é simplesmente a 2ª maior sala subterrânea de Portugal, tem aproximadamente 4000m2 de área e 48 metros de profundidade, sendo uma das mais belas em termos de formações litoquímicas do Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere, estando classificada pelo ICN – Instituto Conservação da Natureza como abrigo de importância nacional para quirópteros, pela presença de uma importante colónia de morcegos de ferradura durante a época de hibernação destes mamíferos, e no seguimento do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, relativo ao Sítio Sicó-Alvaiázere, passa a citar: “quando se justifique, colocar vedações que evitem a entrada de visitantes mas permitam a passagem de morcegos. A entrada dos visitantes é restringida apenas nas épocas do ano em que o abrigo se encontra ocupado”.

Contudo o GPS pretende nos próximos meses realizar várias acções de limpeza da cavidade em colaboração com associações congéneres bem como promover a protecção da cavidade com a instalação de uma vedação homologada pelo ICN.

Pombal, 12 de Abril de 2006
A Direcção do GPS
FOTOS: GPS

No comments: