9.2.06

Maior glaciar da Europa recuou 66 metros em 2005

O glaciar suíço de Altesch, o maior da Europa, recuou 66 metros em 2005 devido ao sobre-aquecimento do planeta, alerta hoje um estudo da Academia suíça das Ciências Naturais.
O recuo observado no maior glaciar alpino é o segundo em amplitude dos 91 glaciares estudados pela comissão de glaciologia da academia.
No ano passado, 84 dos 91 glaciares registaram recuos e penas sete mantiveram a mesma extensão.
O maior degelo foi observado no glaciar de Trift, que recuou 216 metros. Esta rápida diminuição explica-se pelo facto do glaciar estar rodeado por um lago que acelera a fusão do gelo.
Para Andreas Bauder, um dos responsáveis pelo estudo, é difícil prever qual o ritmo do degelo nos próximos anos porque o fenómeno depende do sobre-aquecimento climático – relativamente previsível – e da precipitação, muito mais aleatória.
Além da extensão dos glaciares, a comissão de glaciologia estudou a variação da espessura de outras três montanhas de gelo (Basodino, Gries e Silvretra) e concluiu que diminuiu em proporções compreendidas entre os 0,7 e os 1,7 metros.
Segundo um estudo de 2004 realizado pela Universidade de Zurique, os mais de 1800 glaciares suíços perderam cerca de um quinto da sua superfície num espaço de 15 anos.

Notícia de: Publico.pt

No comments: