26.10.05

Salvaguarda do Museu Geológico

Recorde-se o que o Museu Geológico representa:

1. É o principal museu do género do país, com colecções científicas únicas.
2. Desde cerca de 1859, altura em que se começou a constituir no âmbito da criação da Comissão Geológica, que ocupa, por direito próprio, as actuais instalações no 2º piso do antigo Convento de Jesus, ao abrigo de portaria oficial. Neste local nasceram assim a Geologia e a Arqueologia portuguesas, o que lhe confere um enorme interesse histórico.
3. A vastidão e beleza do espaço das salas de exposição, o mobiliário a elas adaptado e o modelo expositivo muito marcado pelo sec.XIX, conferem-lhe um extraordinário interesse museológico, único no País e dos poucos ainda existentes na Europa. Sobre este importante aspecto têm-se pronunciado variados especialistas na matéria, tanto nacionais como estrangeiros, como a Profª. Raquel Henriques da Silva, Drª. Simoneta Luz Afonso, Prof. A. H. Oliveira Marques, Prof. A. M. Galopim de Carvalho, Prof. D. Oldroyd, Prof. J. Rey, Prof. R. Leinfelder entre outros.
4. O Museu Geológico tem estado ininterruptamente aberto ao público desde a sua criação, constituindo um apoio insubstituível ao ensino da geohistória, proporcionando visitas de estudo a professores e alunos das escolas dos vários níveis de ensino.
5. As colecções científicas ali existentes são ferramenta indispensável aos investigadores do Instituto, as quais, graças ao trabalho destes, foram sendo enriquecidas ao longo dos anos, estando igualmente disponíveis à comunidade científica.
6. O Museu Geológico está integrado na Rede Portuguesa de Museus, atendendo às suas características científicas, históricas e museológicas. O eventual desmantelamento do Museu Geológico representaria um gravíssimo atentado ao património nacional, situação tanto mais chocante quando a iniciativa parte duma instituição com um passado cultural notável, congregando numerosas personalidades das Ciências e das Letras portuguesas.
Esta petição apela, assim, ao Senhor Primeiro-Ministro e ao Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para que não permitam a concretização daquele atentado.
Assinatura da petição: Aqui

No comments: